Já pensou se em uma de suas viagens acontecesse o extravio de sua bagagem?



Já pensou se em uma de suas viagens acontecesse o extravio de sua bagagem?
Você saberia o que fazer? Neste post vamos ensinar qual procedimento deve ser feito!

O extravio de malas apesar de chato, pode acontecer tanto no check-in quanto no desembarque, e quando existe a troca de aeronaves ou conexões até o seu destino a chance dobra, pois nesse intermédio sua bagagem pode se perder pelo caminho.

A primeira coisa a se fazer caso não encontre sua mala, é procurar o balcão da companhia aérea e preencher o Registro de Irregularidade de bagagem (conhecido como RIB), se tiver sorte poderá sair com a mala em mãos em alguns minutos, caso isso não ocorra, você pode exigir que a companhia arque com pequenas despesas emergenciais (guarde os recibos caso tiver algum gasto), informe-se sobre isso na hora do relato, o valor varia de acordo com a rota e a empresa. Caso demore mais de 72 horas para entregar a sua bagagem, você terá direito a compensação maior, não se esqueça de que por mais chato que seja, as empresas tem até 7 dias para passar uma posição final sobre o caso se o voo for doméstico. Caso o extravio aconteça em voo internacional o reembolso é de até R$5.300, a ser pago em até 14 dias.

Se houver o furto da bagagem, além do RIB, faça um boletim de ocorrência na delegacia, mencionando a empresa aérea, número do voo e todos os dados possíveis, relatando inclusive o que aconteceu.

Se por acaso não conseguir documentar a reclamação no mesmo momento, poderá relatar o fato por e-mail ao próprio SAC da empresa em até 7 dias após o desembarque. Registre também se possível, o extravio no escritório da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) dentro do próprio aeroporto.



Dicas úteis

- Nunca deixe celulares, eletrônicos, dinheiro ou cartões de crédito dentro da mala, a empresa aérea não se responsabiliza por isso;
- Leve sempre uma troca de roupa e itens de higiene pessoal na bagagem de mão, você pode precisar;
- Guarde o comprovante de despacho das malas e se possível tire foto da mala, ficará mais fácil caso precise procurá-la;
- Evite viajar com malas muito caras ou de marcas famosas, isso poderá atrair bandidos para furto, além da empresa desconsiderar o valor real da mesma;
- Faça o seguro da mala e declare itens de valor alto. Isso gera custos, mas reduz muito a dor de cabeça;
- Identifique sua mala com TAG (Informações como Nome, Telefone, E-mail, Endereço (opcional), etc.);
- Coloque sempre cadeado e um item para identificar visualmente sua mala, como um lenço ou uma fita, principalmente se for preta e/ou comum.


Esperamos que não passe por isso, mas caso aconteça, tenha as dicas citadas acima em mente sobre o que fazer!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O HOTEL NOBILIS NO INSTAGRAM

@hotelnobilis